Todo médico quer ter uma rotina de trabalho mais prática, mais estruturada e, apesar do cotidiano corrido, mais tranquila. Pois uma ferramenta pode ser de grande ajuda nessa hora: o prontuário eletrônico. Se você ainda não adotou essa ferramenta, confira a seguir as vantagens que ela pode trazer para o seu consultório e, claro, os seus pacientes:

ACESSO FACILITADO

Uma das maiores vantagens dessa ferramenta é o fato de ela guardar todo o histórico clínico gerado do paciente. O prontuário traz ao médico a conveniência de ficar disponível para ser acessado de qualquer lugar ou horário, para que os profissionais da saúde possam conferir alguma informação importante sempre que for necessário. Afinal, todo médico já deve ter recebido uma ligação de um paciente fora de seu consultório e se complicou para lembrar o que receitou para ele. O prontuário virtual está aí para simplificar ainda mais essa relação.

FLEXIBILIDADE

Os softwares de prontuário geralmente possibilitam uma maior adaptação dos documentos pelos usuários, permitindo dessa forma uma configuração e padronização conforme as suas demandas diárias. Sem contar que ainda é possível controlar e acompanhar todas as edições e atualizações que foram feitas, tudo de forma confidencial, para sua maior segurança.

É a flexibilidade que qualquer profissional da área da saúde precisa para otimizar seu tempo e melhorar o atendimento ao paciente. Cada médico tem suas manias, seu jeito de tocar o consultório e seu próprio método de trabalho, por isso, ter um prontuário para registrar essas informações que foram conseguidas em cada consulta pode ajudar os profissionais a acompanhar melhor e ainda mais de perto o seu paciente.

MAIS POSSIBILIDADES

O software permite filtrar dados, gerar relatórios, exportar apenas o necessário, entre outras funcionalidades que facilitam muito a vida do profissional de saúde. São itens necessários quando o assunto é agilidade no atendimento ao paciente e praticidade na hora de fazer seu trabalho, tanto na rotina médica quanto na gestão do consultório.

SEGURANÇA

Um prontuário digital oferece muito mais segurança para o especialista e os pacientes, pois o médico possui em suas mãos todos os dados necessários para direcionar o atendimento, reduzindo qualquer chance de erro. Isso evita informações duplicadas, o que é essencial para a área da saúde, que lida com questões delicadas e requer o máximo de precisão nas informações sobre o paciente.

Por exemplo, se a pessoa teve uma doença e recebeu certa medicação, isso fica registrado na ferramenta e evita que um procedimento seja feito duas vezes, o que é ótimo para a rotina de qualquer hospital, clínica ou consultório, pois cada profissional saberá o que já foi feito e o que ainda deve fazer com o paciente, otimizando assim todo o trabalho — e garantindo um tratamento mais cuidadoso. Sem contar que fica muito mais fácil para os médicos e pacientes conferirem a informação, por causa de sua fama de possuírem uma letra ilegível.

PESQUISAS

A ferramenta registra todo o histórico clínico do paciente, com dados como remédios ingeridos, respostas aos tratamentos, evolução do quadro, entre outras informações importantes que servem como fonte de estudo. Sabemos que o campo da saúde envolve sempre muitas pesquisas e nada mais prático do que usar o software para registrar as informações que vão facilitar ainda mais o trabalho dos médicos e a evolução de tratamentos e procedimentos. Imagine se o registro dos dados fosse feito com papel e caneta? Com tanto volume de informação, seria um trabalho impossível! Sem mencionar o fato de que ao salvar os modelos de prescrição que mais usa, o médico ganha agilidade no atendimento ao paciente, que também é beneficiado com um documento legível e profissional.

E você, já usa o prontuário eletrônico em sua rotina de trabalho? O que acha que o software traz de melhor para seu cotidiano e para seus pacientes na clínica? Não se esqueça de deixar um comentário para nós e compartilhar sua experiência!

Guilherme Porto

Co-fundador do Doutore, engenheiro e apaixonado por gestão e tecnologia.


Publicado em