A tecnologia chegou ao mercado de saúde para ajudar a otimizar todas as ações executadas nesse campo. Ela já faz parte da rotina de hospitais, de laboratórios e agora chegou aos consultórios.

Os softwares de gestão facilitam muito o trabalho do profissional e de sua equipe de apoio, permitindo que eles forneçam um atendimento de qualidade para o cliente. Mas quais são os benefícios de automatizar a gestão do seu consultório? Elencamos oito motivos para você optar por esse novo tipo de gerenciamento e otimizar os processos da sua rotina profissional. Confira:

1) MELHOR ORGANIZAÇÃO DA AGENDA

Além de você poder visualizar suas consultas em qualquer computador que tenha internet, é possível também realocar consultas que foram agendadas em outros horários e enviar e-mails de confirmação de presença para o cliente. Qualquer mudança feita na agenda eletrônica pela secretária pode ser visualizada por você sem que ela tenha que te informar pessoalmente.

2) FACILIDADE DE CADASTRO DE INFORMAÇÕES

A grande maioria dos softwares de gestão de saúde são fáceis de utilizar, o que torna o processo de armazenamento de informações e cadastro de pacientes muito mais agradável de se fazer. Além de facilitar a busca de prontuários ou exames específicos de cada paciente, as informações podem ser alteradas e reorganizadas em apenas poucos cliques, sem exigir grande domínio de computação para realizar as ações.

3) ORGANIZAÇÃO DE PRONTUÁRIO

Ao longo do tempo, prontuários de papel se tornam um enorme volume de documentos completamente desorganizados — e com grande risco de perder informações importantes. Para quem utiliza o prontuário eletrônico, esse problema é reduzido, já que o software organiza os registros de atendimento por data e permite navegar por informações que foram computadas desde a primeira consulta.

4) MAIOR CONTROLE DA GESTÃO DO CONSULTÓRIO

Por apresentarem uma grande quantidade de pacientes para atender, muitos profissionais têm pouquíssimo tempo para acompanhar a gestão do seu consultório, deixando muitas das responsabilidades na mão das assistentes e de outros membros da equipe de apoio. Com um sistema de gestão eletrônico fica mais fácil saber tudo o que está acontecendo no consultório, desde a marcação de consultas, até o fluxo de caixa.

5) BOM INVESTIMENTO

Bons softwares de gestão em saúde não são baratos, mas esse é um investimento em que você não deve economizar, afinal, ele vai ser responsável por praticamente todas as informações administrativas do seu consultório. Por isso, pode ser considerado de ótimo custo x benefício, já que haverá um retorno imenso na organização e na produtividade.

6) FÁCIL NAVEGAÇÃO

A interface da grande maioria dos softwares de gestão em saúde são extremamente simples e fáceis de navegar, atendendo exatamente àquela demanda de profissionais que tem dificuldade em lidar com a tecnologia.

7) SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Graças a sua proteção por senha e acesso limitado a informações por terceiros, os softwares são extremamente seguros. Isso garante não somente o sigilo das informações médicas de seus pacientes, como também a segurança de todos os demais dados do consultório — protegidos por um backup realizado frequentemente.

8) ECONOMIA DE ESPAÇO

O acúmulo de papeis e prontuários pode ser um grande problema a longo prazo, já que o espaço físico de armazenamento não aumenta na mesma proporção. Um software de gestão das informações elimina esse problema, já que tudo que eles precisam para operar é um computador com boa capacidade de armazenamento de dados.

Contar com o auxílio de um sistema automatizado de gestão para seu consultório já é uma realidade para o dia a dia de vários profissionais na área da saúde. Você ainda se sente inseguro para investir nesse tipo de sistema ou já é um adepto da tecnologia? Deixe seu comentário abaixo e divida conosco sua opinião!

Guilherme Porto

Co-fundador do Doutore, engenheiro e apaixonado por gestão e tecnologia.


Publicado em