Ficar doente é sempre muito ruim. Ficamos chateados, sensíveis e a vontade é de resolver essa situação o quanto antes para podermos voltar logo à nossa rotina normal. Por causa disso, os consultórios médicos ou clínicas precisam ser pontuais e tentar respeitar os horários das consultas, pois isso já é um jeito de cuidar do seu paciente, aumentando seu bem-estar, amenizando seus medos e suas dores. Por isso, ter uma agenda organizada é mais do que interessante: é indispensável! Mas isso não é uma tarefa tão simples. São muitos pacientes, muitas demandas diferentes, substituições, cancelamentos e imprevistos que podem surgir e mudar todo o cronograma.

Nesse cenário, a agenda de papel já não é a melhor alternativa. Além de mais vulnerável, ela não chega nem perto das funcionalidades das agendas online. Usar a tecnologia pode melhorar, e muito, a qualidade do atendimento do seu consultório. Quer descobrir as melhores dicas para organizar sua agenda de consultas? Se ligue nas nossas 3 dicas!

TROQUE POR UMA AGENDA DIGITAL

A agenda online traz muitas vantagens sobre as antigas agendas de papel, que, além dos riscos de rasgar as páginas ou manchá-las, não é nada difícil esquecê-la em algum lugar. Quem nunca passou um tempão procurando pela agenda só pra descobrir que ela ficou em casa ou na outra pasta? E confiar na memória também é complicado. Às vezes você se encontra com aquele paciente que anda sumido, querendo marcar uma consulta, mas você simplesmente não consegue lembrar dos seus horários para a próxima semana — e o paciente acaba não ligando para o consultório depois.

Mas se você consegue agregar a tecnologia na sua rotina e começa a usar uma agenda online, todos esses problemas ficam para trás. Todos os dados ficam mais seguros e salvos, podendo ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar! Basta um computador, smartphone ou tablet com acesso à internet. Isso permite uma dinâmica única, em tempo real, permitindo que você veja automaticamente as atualizações e mudanças feitas por sua secretária.

UNIFIQUE AS AGENDAS

Uma dica muito importante e que auxilia bastante no dia a dia do consultório ou clínica é a unificação das agendas. Geralmente esses locais contam com mais de um médico atendendo no local e a secretária tem que controlar a agenda de todos eles, administrando mais de uma sala de atendimento ou de várias pessoas ao mesmo tempo. É muita informação pra controlar e fazer isso com agendas de papel fica difícil. Com a agenda eletrônica é possível visualizar e controlar os horários de todos os profissionais ao mesmo tempo, dando velocidade, precisão e descomplicando a vida de todo mundo.

AGILIZE A MARCAÇÃO

Como a agenda digital é integrada com o cadastro dos pacientes, há muito mais agilidade e inteligência na marcação de consultas. Com isso, a secretária não precisa ficar anotando o nome completo e nem os contatos do paciente toda vez que ele for agendar uma nova consulta. Isso já estará lá, disponível e com fácil acesso, agilizando a marcação de horários e resolução de qualquer dúvida ou problemas de remarcação, cancelamento, etc.

Essas são algumas boas dicas para manter uma agenda mais organizada e os seus horários bem estruturados. Evitar atrasos, faltas ou problemas no atendimento do seu consultório é uma ótima forma de começar a cuidar do bem-estar dos seus pacientes.

Que tal adotar uma agenda online? Já usa uma dessas no seu consultório? Conte pra gente!

Guilherme Porto

Co-fundador do Doutore, engenheiro e apaixonado por gestão e tecnologia.


Publicado em